1º imagem: Acrópole Idealizada.
Na Grécia antiga, a cidade alta (como muitos a chamavam) existia o patenom onde se discutiam diversos assuntos da cidade.
2º imagem: Ruínas da Acrópole “a Grécia Moderna”.
Após muitas Guerras tudo o que sobrou foram ruínas e a estrutura do Patenom.
3º imagem: Mapa da antiga Grécia.
Com suas cidades onde estão marcadas por pontos. Corinthos uma cidade “capital” da Grécia. Lesbos onde as mulheres dominavam, e qualquer homem que lá tentasse chegar ela o “seduziam” e matavam.
4º imagem: Amor, sexo e casamento na Grécia antiga.
Na imagem contem dois jovens cidadãos gregos, muitas vezes os casais só se conheciam no dia do casamento, antes suas famílias se reunião para juntar riquezas. Uma cena Heterossexual.
5º imagem: Os olímpicos.
Em cada cidade era escolhido um atleta para ir para Atenas, para competir as olimpíadas, nus. Eram sempre homens, porque as mulheres não participavam.
6º imagem: Escultura do arremeço de disco.
O atleta olímpico nu, para não passar frio eles faziam um aquecimento, mas mesmo assim as vezes não precisavam fazer aquecimento pois a Grécia é um pais quente.
7º imagem: Vênus de Milo.
Vênus é uma deusa correspondente a Afrodite a deusa do amor.
8º imagem: Atlas.
Atlas é musculoso, com a fisionomia romana, musculosa. Ele faz parte da Mitologia Grega.
9º imagem: Cavalo de Tróia.
Helena era a rainha da Grécia e foi raptada pelos troianos e levada para Tróia. Os gregos foram tentar recuperá-la, mas os muros de Tróia eram muito altos. Eles voltaram para Grécia e resolveram o seguinte plano: logo que chegarem a Tróia destruir os barcos (para os troianos não verem) e construir um cavalo para dar de presente para os troianos (com alguns gregos dentro). Os gregos foram para Tróia e colocaram o plano em ação, num dia de festa em Tróia para comemorar que eles conseguiram pegar a Rainha. Logo os troianos ficaram bêbados e os gregos entraram e recuperaram a rainha.
10º imagem: Guerra de Tróia (representação Gráfica).
Os navios sendo destruídos e os Gregos construindo o cavalo.
11º imagem: Mascara da comédia grega.
A mascara pela qual os atores colocavam quando representava peças de comédia.
12º imagem: Teatro de arena Grego.
Os antigos gregos usavam a própria geografia local (montanhas) para representações, a acústica também era boa porque ampliava a voz.
13º imagem: A democracia Grega (patenom).
Na imagem vemos pessoas fazendo seus comércios e discussões políticas dentro do Patenom que é a participação do povo na política (democracia).
14º imagem: Sócrates. Filosofo Grego.
“Conheça-te a ti mesmo.” Um pensamento voltado para a alma.
Sócrates sempre dizia que sua sabedoria era limitada à sua própria ignorância (Só sei que nada sei.). Ele acreditava que os atos errados eram conseqüências da própria ignorância. Nunca proclamou ser sábio. A intenção de Sócrates era levar as pessoas a se sentirem ignorantes de tanto perguntar. De tanto questionar, principalmente os sábios, começou arrebanhar inimigos.
domingo, 28 de junho de 2009
democracia antiga e moderna
A ORIGEM DA DEMOCRACIA:
A democracia teve origem na Grécia clássica. Atenas e outras cidades-estados implantaram um sistema de governo por meio do qual todos os cidadãos livres podiam eleger seus governantes e serem eleitos para tal função. Esse exercício democrático - do qual estavam excluídos os escravos, as mulheres e os estrangeiros - foi possível porque os cidadãos formavam um grupo numericamente reduzido e privilegiado.
Democracia Moderna:
Só no século XVII começaram a ser elaboradas as primeiras formulações teóricas sobre a democracia moderna. O filósofo britânico John Locke foi o primeiro a afirmar que o poder dos governos nasce de um acordo livre e recíproco e a preconizar a separação entre os poderes legislativo e judiciário.
DEMOCRACIA NA ANTIGUIDADE:
A democracia teve origem na Grécia clássica. Atenas e outras cidades-estados implantaram um sistema de governo por meio do qual todos os cidadãos livres podiam eleger seus governantes e serem eleitos para tal função. Esse exercício democrático - do qual estavam excluídos os escravos, as mulheres e os estrangeiros - foi possível porque os cidadãos formavam um grupo numericamente reduzido e privilegiado.
Democracia Moderna:
Só no século XVII começaram a ser elaboradas as primeiras formulações teóricas sobre a democracia moderna. O filósofo britânico John Locke foi o primeiro a afirmar que o poder dos governos nasce de um acordo livre e recíproco e a preconizar a separação entre os poderes legislativo e judiciário.
DEMOCRACIA NA ANTIGUIDADE:
Na obra do filósofo ateniense Aristóteles, a democracia é definida como um governo constituído por homens livres. Dessa forma, o povo só era reconhecido em pessoas do sexo masculino que não fossem escravizados ou pertencentes a uma outra cultura. Atualmente, conforme visto na frase de Lincoln, a democracia enxerga que homens e mulheres têm o mesmo direito de participação e que nenhum tipo de diferença cultural ou religiosa impõe limites de participação política
CONCLUSÃO:
Comumente, a democracia ateniense é citada como exemplo do que seria a autêntica democracia pois em Atenas todos os "cidadãos" se reuníam para decidir o que seria o melhor para o povo. Entretanto o direito à cidadania em Atenas era muito restrito, pouquissimas pessoas (apenas as influentes) tinham o título de cidadãos e podiam participar dessas reuniões.A democracia moderna pressupõe que o povo escolha os seus representantes e esses representantes é quem decidirão pelo povo. Acretido que os dois sistemas sejam falhos porque as restrições acabam sempre sendo feitas e poder acaba sempre concentrado nas mãos de uma maioria. É por isso que a democracia é considerada por muitos um modelo de governo meramente teórico
BIBLIOGRAFIA:
http://pt.shvoong.com/books/1735067-democracia-antiga
terça-feira, 2 de junho de 2009
05 de junho
05 de junho Dia oficial do Meio Ambiente
No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.
A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da secretaria especial do meio ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.
Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies animais.
A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.
É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.
E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.
Minha Opinião:
Não só no dia 5 de junho,mas sempre deveriam ser comemorado o meio ambiente...
E na minha opinião esse dia não é uma comemoração mais sim um dia para as pessoas verem o quanto elas poluem o mundo e destroem ele.E deveria ter varios dias iguais esses para consientizar as pessoas do mundo maravilhoso que nós temos.
Algumas atividades que o professor Marco Aurélio passou:
qual é a razão de se comemora o dia do meio ambiente no dia 5 de junho?
resposta:Não tem um porque da data,nesse dia reuniram varias paises afim de resover a importancia do nosso meio ambiente para tentarmos não polui mais o mundo do que já esta.
Citar 7 propostas concretas para salvar o planeta e melhora o meio ambiente.
resposta: Ter mais ciclovias nas ruas;
Oficinas de reciclagem;
concretizar a proposta "proibido fumar em ambiente fechado";
Ser proibido nadar em rios;
Ter menos queimas nas matas;
Usar papéis reciclaveis(para menos árvores serem cortadas)
não causar mais danos no meio ambiente.
bibliografia:
http://www.terrazul.m2014.net/spip.php?article396
Assinar:
Comentários (Atom)
